segunda-feira, 7 de setembro de 2009
Comênio
“Deve-se começar a formação muito cedo, pois não se deve passar a vida a aprender, mas a fazer”
Conforme cita Comênio em Didática Magna é muito importante considerar e “respeitar a capacidade de compreensão do aluno” não devemos sobrecarregá-los com muitas atividades e sempre procurar uma forma de motivá-los. Aluno motivado e participativo aprende com mais facilidade. A realização de atividades diversificadas e a troca entre os colegas estimula a aprendizagem do aluno.
Outro ponto citado por Comênio é o ensino igual para todos, independente de classe social, etnias, credo, se são homens ou mulheres, todos devem ter direito e acesso a educação.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
2 comentários:
Pois é Tatiana, estes são os grandes desafios da didática, que já estavam presentes nas idéias de Comênio e, por isso, nos parece familiar. O que mais você diria ou apresentaria para sustentar a sua argumentação?
Oi Tatiana!
Que bom que os conceitos de Comênio lhe sensibilizaram. Você elencou importantes idéias pedagógicas do “Pai da Didática”. Mas, qual teu posicionamento frente a elas? Poderias expressá-lo no teu portfólio de aprendizagem para continuarmos dialogando por aqui também... Um abraço, Professora Caroline.
Postar um comentário