
A grande maioria dos adultos retornam a escola após muitos anos afastados, por imposição das empresas onde trabalham, pelo menos este é o quadro da escola onde trabalho, são poucos os que retornam a procura de informação e conhecimento. Temos na escola três grupos bem divididos. 40% retornaram para não perder o emprego, 40% são adolescentes entre 15 e 18 anos, que frequentavam a escola regular no diurno e possuiam atitudes inadequadas impedindo assim a sua pernanência neste turno e 20% adultos e idosos que veem na escola uma opção de relacionamento com outras e aproveitam a oportunidade de estaram num ambiente escolar para adquirir um pouco mais de conhecimento.
Os que retornam por imposição e os adolescentes, não apresentam uma grande motivação, demonstram certa curiosidade, mas tem sempre a duvida de estudar por quê? Muitos colocam a seguinte situação: Sou motorista de ônibus, dificilmente me dirijo a um passageiro, por que tenho que ter o fundamental completo, sendo que algumas empresas exigem até o ensino médio? O que isso vai mudar na minha forma de dirigir?
Muitas vezes não sei o que dizer para esses alunos. Percebo o cansaço que se encontram, muitas vezes com fome e sono. Então às vezes transformo e mudo a minha aula o ofereço um ambiente mais descontrído onde estes podem falar, contar e desabafar. Este aluno não precisa ser motivido como as crianças e sim partir dele mesmo o incentivo para continuar, lembrando que mesmo por imposição ele precisa estudar para garantir o seu emprego.