domingo, 18 de outubro de 2009

Educação de Jovens e Adultos


A grande maioria dos adultos retornam a escola após muitos anos afastados, por imposição das empresas onde trabalham, pelo menos este é o quadro da escola onde trabalho, são poucos os que retornam a procura de informação e conhecimento. Temos na escola três grupos bem divididos. 40% retornaram para não perder o emprego, 40% são adolescentes entre 15 e 18 anos, que frequentavam a escola regular no diurno e possuiam atitudes inadequadas impedindo assim a sua pernanência neste turno e 20% adultos e idosos que veem na escola uma opção de relacionamento com outras e aproveitam a oportunidade de estaram num ambiente escolar para adquirir um pouco mais de conhecimento.
Os que retornam por imposição e os adolescentes, não apresentam uma grande motivação, demonstram certa curiosidade, mas tem sempre a duvida de estudar por quê? Muitos colocam a seguinte situação: Sou motorista de ônibus, dificilmente me dirijo a um passageiro, por que tenho que ter o fundamental completo, sendo que algumas empresas exigem até o ensino médio? O que isso vai mudar na minha forma de dirigir?
Muitas vezes não sei o que dizer para esses alunos. Percebo o cansaço que se encontram, muitas vezes com fome e sono. Então às vezes transformo e mudo a minha aula o ofereço um ambiente mais descontrído onde estes podem falar, contar e desabafar. Este aluno não precisa ser motivido como as crianças e sim partir dele mesmo o incentivo para continuar, lembrando que mesmo por imposição ele precisa estudar para garantir o seu emprego.

2 comentários:

Patrícia_Tutora PEAD disse...

Pois é Taty deve ser complicado para esses alunos mesmo... mas como vocês mesmo disse, precisamos procurar alternativas de motivação, para deixar a aula mais descontraída. Bjs

Geny disse...

Querida aluna Tatiana,
Vou colocar um pouco da experiência que tive com o EJA
Em 2005 Trabalhei na supervisão do EJA onde tínhamos 04 turmas de alunos uma delas com 20 alunos no nível de 1º a 4ª série uma professora, vou falar só dessa turma, o que fizemos em primeiro lugar uma refeição reforçada, de trabalhador, (buscamos no comércio local os alimentos necessários), em segundo lugar organizamos duas oficinas de artesanato: uma de confecções de bijuterias para as mulheres e outra de trabalho em madeira para os homens. Os homens também se interessaram pelas as bijuterias, então se tornou duas oficinas que trabalhávamos três vezes por semana, para as horas de atividades de leituras e escrita... era usado as experiências por eles trabalhadas, junto com a professora se criava um texto coletivo e ... na matemática era cálculos usando as quatro operações e até porcentagem e por aí afora era um prazer se trabalhar com esses alunos e dos 20 alunos matriculados da 1ª a 4ª série só uma aluna evadia por motivos de gravidez e já tinha outros filhos e não deu mais conta do recado.
Na verdade temos que usar da criatividade e colocar professores que gostem de trabalhar com o EJA, às vezes é um ótimo professor só não tem vocação para trabalhar com adultos.
Acho que as instituições precisam de mais verbas para oferecer uma educação de qualidade. Assim como se encontra é só boa vontade e criatividade, por parte da equipe diretiva e professores...
Se for do seu interesse vamos conversar sobre esse assunto.
Você pode fazer a diferença na sua Escola!
Obrigada por suas postagens
Um grande abraço,
Geny Schwartz da Silva
PEAD/FACED/UFRGS