domingo, 8 de novembro de 2009

Temas Geradores



"Sem a curiosidade que me move, que me inquieta, que me insere na busca, não aprendo nem ensino".
( Paulo Freire )

Segundo Freire, trabalhar com o tema gerador é uma proposta metodológica onde o aluno deixa de ser um mero ouvinte, tornando-se um ser ativo na construção do seu conhecimento. Pois os temas são propostos de acordo com a vivência dos alunos, do seu mundo, do que lhe interessa e tem significado e a partir da sua visão de mundo. Há uma valorização da cultura do aluno. Ficando o professor livre na escolha do que vai ser trabalhado, e não bitolado ao cronograma de conteúdos mínimos, com atividades de cópia e reprodução.
É uma proposta pedagógica que faz com que o aluno possa refletir e tornar-se mais crítico, pois o diálogo é essencial, para que o professor possa descobrir o que interessa aos alunos, tornando assim suas aulas mais interessantes. Dessa forma o aluno se sentirá mais interessado e motivado na sua aprendizagem.
Quando o professor trabalhar a partir da realidade do aluno, do seu interesse, ele divide com o mesmo a responsabilidade na sua aprendizagem, pois a construção do conhecimento se dá de forma coletiva onde todos participam na troca de informações, debates, compartilhando descobertas e realizando pesquisas.

"O professor não ensina, mas arranja modos de a própria criança
descobrir. Cria situações-problemas".
( Jean Piaget )

Um comentário:

Patrícia_Tutora PEAD disse...

Oi Tati! Nessa postagem expressas as tuas reflexões sobre Temas Geradores. O que as leituras empreendidas nessa interdisciplina te levaram a pensar sobre a tua forma de trabalhar? Abraços