sábado, 2 de outubro de 2010

2º Semestre _2007/01 _ Psicologia


As metodologias de ensino estão alterando constantemente em busca de
melhores resultados na aprendizagem das crianças.
Piaget preocupou-se em explicar, pela psicologia genética, como a criança
adquire conhecimento e como o desenvolve. É a teoria da inteligência, do desenvolvimento cognitivo.
As crianças adquirem conhecimento por meio de ações sobre os objetos e de
experiências cognitivas concretas. Elas constroem o seu conhecimento durante as
interações com o mundo. Segundo Jean Piaget, o desenvolvimento intelectual se efetiva
por fases ou estágios:
Na fase Sensório-motor (zero a dois anos) a criança explora o mundo
através dos sentidos, isto é, ela precisa tocar, provar os objetos. Essa exploração não é intencional, ela ocorre acidentalmente, por reflexos.
Na fase Pré-operatória (dois a sete anos) que corresponde ao período da
educação pré-escolar, a criança apresenta estágios diferenciados - estágio egocêntrico (dois a quatro anos) e estágio intuitivo (cinco a sete anos) -, aparece a função simbólica, isto é, as coisas começam a ser representadas por símbolos: um cabo de vassoura é um cavalo, uma cadeira empurrada é um trem, etc. É uma fase puramente egocêntrica e caracterizada pela irreversibilidade, ou seja, a criança considera que todos pensam como ela. A noção de espaço, adquirida por volta dos dois anos, antecede a noção de tempo surgindo por volta dos quatro anos. A criança também não consegue ainda entender transformações, mesmo que elas ocorram na sua presença. Não ocorre nenhum raciocínio lógico. A percepção orienta o conhecimento.
No estágio Operatório concreto (sete a onze anos) a criança já consegue usar a lógica para chegar a soluções da maior parte dos problemas concretos. Entretanto, sua dificuldade aumenta quando se trata de lidar com problemas não concretos.
No estágio Operatório formal (onze a quinze anos) o pensamento lógico já consegue ser aplicado a todos os problemas que surgem. Nesta fase, predomina a lógica formal, a criança já pode realizar abstrações sem necessitar de representações concretas e pode, também, imaginar situações nunca vistas ou vivenciadas por ela.

Um comentário:

Patrícia_Tutora PEAD disse...

É isso mesmo Tati... essas buscas facilitam a pesquisa e ajudam na construção do referencial teórico do TCC.

Muito boa a postagem de psicologia! =)

Bjs