domingo, 4 de novembro de 2007
Aula de Teatro
Inventário Criativo
Esta proposta foi realizada com os alunos de 4ª série, turma 42, E.M.E.F. Vila Neópolis, com 22 alunos, com idades entre 09 e 13 anos.
Atividades Propostas
Zip-zap, estátua, muito prazer, fotografia, caminhada orientada e encenação.
Objetivos
Desenvolvimento da atenção e concentração;
Exploração espacial;
Memorização;
Respeito;
Desenvolvimento
As atividades, exceto a encenação, foram realizadas em dois dias, não consecutivos, segunda-feira dia 08/10 e quarta-feira dia 10/10. Pois a 4ª série que trabalho é por área e trabalho nesta turma em dias alternados.
A encenação, já está sendo trabalhada desde o mês de agosto, com uma peça sobre o meio ambiente, onde todos os alunos fazem parte da apresentação. São 22 personagens, 21 são animais e o narrador. Na apresentação não temos figurino, apenas máscaras. A peça trata da união de todos os animais para a preservação de um riacho que está secando devido a sua má utilização.
*No primeiro dia, em sala, foram realizadas as atividades, muito prazer, estátua e zip-zap.
*No segundo dia, no pátio, foram realizadas as atividades de fotografia e caminhada orientada, como: Caminhar nos calcanhares; ponta dos pés; apoiando os pés em uma das bordas, braços ao longo do corpo; braços unidos, todas as atividades, sozinhos e com outros colegas.
Aproveitei o ensaio da peça, para realizar a atividade fotografia e para fotografá-los.
PROPOSTA
Propus aos meus alunos que fizéssemos algumas atividades que os ajudariam na hora de representar seus personagens na nossa peça teatral, seriam atividades que ajudariam de alguma forma a combater a timidez. Então eles se propuseram a trabalhar sem colocar empecilhos.
REAÇÂO
Os alunos participaram das atividades e estão participando dos ensaios de uma forma muito intensa, estão sempre prontos e querendo ensaiar mais e mais, é claro que tenho três meninas que não se agradaram de nada que fizemos até agora, não se enquadraram nas atividades. Mas com uma boa conversa e com incentivo dos colegas, participaram.
Mas eu sempre escuto da parte delas o seguinte comentário: que sem graça, “coisa de criança”, como se elas fossem adultos, com 11 anos e já com outros interesses.
DIFICULDADES
As dificuldades encontrada até o momento, foram em relação as meninas que não queriam participar e também na distribuição dos personagens para a peça, pois havia uma certa rejeição em relação alguns animais. Pois alguns colegas zombavam do tal animal, por exemplo: o burro, a galinha e a vaca. Começaram a citar o nome de alguns colegas que combinariam com tais animais.
SOLUÇÃO
Coloquei sobre a importância de cada animal dentro da natureza e do respeito que se deve ter com os colegas.
Optamos por fazer sorteio dos personagens animais assim não haveria indicação. Deixei livre se algum aluno quisesse trocar de personagem com outro colega e esse se concorda não haveria problema.
Disse a eles que o importante é quer todos estivessem bem, só assim realizariam um ótimo trabalho.
Assim foi feito e a grande maioria está desempenhando um bom trabalho.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Um comentário:
Taty!
Dificilmente nossas propostas de trabalho atenderão à todos os alunos, pois somos construídos de diferentes formas de ver e sentir o mundo. Penso que o temos que refletir é de como proporcionar o maior número de ações diversifcadas para que todos os alunos tenham oportunidades de expressar seus desejos e suas potencialidades.
Posso arriscar em dizer que essas alunas irão gostar de outras atividades que os demais possam não gostar... e assim sucessivamente... como já devem ter ocorrido situações semelhantes.
Talvez essas alunas possam ser responsabilizadas por fotografar o teatro, escrever um relato, ajudar no figurino...
São apenas algumas idéias...
Uma boa semana de trabalho pra ti.
Beijos
Postar um comentário