domingo, 1 de novembro de 2009

Projetos


Aspectos desafiadores do trabalho por Projetos.

O maior desafio em trabalhar por projetos está em conscientizar o aluno, de que ele é o maior responsável pela sua aprendizagem. E esta sendo significativa se tornará mais prazerosa. Tudo parte do interesse do aluno, aquilo que ele já sabe e aquilo que ele quer aprender sobre determinado assunto. Conforme a sua curiosidade, maior será a sua aprendizagem.
Para a realização de um projeto, há uma grande necessidade de troca de informações, pois surgem as hipóteses e até serem comprovadas deve haver uma busca para a confirmação dessas informações.
Os professores devem estar dispostos a trabalhar desta forma e que estão juntos nesse processo de aprendizagem, nessa troca de saberes. Ele deve ser um orientador nesse processo, favorecendo estratégias que facilitarão a construção do conhecimento.
O planejamento do que vai ser trabalhado, deve contar com a participação dos alunos e deve também ser de forma flexível possibilitando mudanças quando necessário.
O professor deve provocar desafios que leve o aluno a reflexão até chegar à solução do problema, respeitando o seu tempo.

Um comentário:

Geny disse...

Querida aluna Tatiana

As suas reflexões demonstram o quanto você cresceu no entendimento da elaboração de com se cria um projeto de aprendizagem, realmente o papel do professor é estar junto colaborando com suas orientações ao alunado, no desafio da proposta em pauta.
Acredito que o maior desafio é conscientizar o aluno de sua responsabilidade com aprendizagem, no entanto como professor é nossa a obrigação de oferecer inovações na forma de trabalhar em sala de aula, na tentativa de fazer com que as crianças e os adolescentes sintam prazer de estar em sala de aula, na busca de conhecimentos para aprimorar a sua formação e assim ser um cidadão feliz e consciente de que ele é responsável por um futuro melhor, para que venha viver com dignidade.
Desde já agradeço suas postagens!
Um grande abraço,
Geny Schwartz da Silva
PEAD/FACED/UFRGS