domingo, 10 de outubro de 2010

2º Semestre _2007/01 _ Fundamentos da Alfabetização




(...) A teoria de Piaget nos permite (...) introduzir a escrita enquanto objeto de conhecimento, e o sujeito da aprendizagem, enquanto sujeito cognoscente. Ela também nos permite introduzir a noção de assimilação (...) A concepção de aprendizagem (...) inerente à psicologia genética supõe, necessariamente, que existem processos de aprendizagem do sujeito que não dependem dos métodos (...) O método (...) pode ajudar ou frear, facilitar ou dificultar, porém não criar aprendizagem. A obtenção de conhecimento é um resultado da própria atividade do sujeito.” (p. 28 e 29)

Quando trabalho com uma música no processo de alfabetização, faço uma associação entre o método sintético e o analítico.
O método sintético está associado ao Behaviorismo, pois o mesmo acredita que aprendemos através dos estímulos externos, muitas vezes por imitação .No método Sintético o processo de alfabetização se dá das partes para o todo( palavras retiradas da música), para partes maiores, como frases ou estrofes. Neste método aprende-se por repetição, com alunos bem estimulados e através da repetição dos sons.
Já o método Analítico (Global) está associado à Gestalt, que acredita que se aprende pelos sentidos. Neste método parti-se do todo para unidades menores, (a música no todo até chegarmos as palavras). A idéia da teoria de Gestalt é de que a aprendizagem se dá na totalidade.

Um comentário:

Patrícia_Tutora PEAD disse...

Tati e na prática como acontece?

Agora a aluna Tati falando... Qual o teu olhar sobre o assunto? Reflita.

Abs