domingo, 17 de outubro de 2010

3º Semestre _2007/02 _ Música na Escola


DE QUEM É A MÚSICA?
A música tem uma importância muito grande em nossas vidas.
Desde o ventre estamos sempre em contato com os sons, sejam eles, músicas, conversas, gritos, buzinas...
A música está presente nas mais variadas situações da vida: em casa, na religião, na escola, nas festas, músicas que marcaram épocas e até mesmo os Hinos tradicionais na Semana da Pátria e Semana Farroupilha.
A música nos acompanha também, não só nos momentos bons como nos ruins também, no caso de recordações de fatos, situações ou pessoas.
Segundo o texto “De quem é a música? “pois ela é um modo de manifestar sentimentos que com palavras não são expressas.”
Eu, quando criança não tive muito contato com a música, meus pais não tinham o hábito de escutar música.
Mas na escola adorava participar de todas as brincadeiras que envolviam músicas.
Quando fala em roda cantada logo lembro da “cirandinha”, era a que eu mais gostava. Hoje estou resgatando na escola que trabalho as brincadeiras com música na hora do recreio.
A música me faz esquecer por alguns minutos, aquilo que está me perturbando e preocupando e acredito que com as crianças ocorre o mesmo.
A música, quando trabalhada com os alunos, ajuda no processo de desinibição, a criança consegue se soltar e liberar seus sentimentos.

Um comentário:

Patrícia_Tutora PEAD disse...

Tati essas brincadeiras com músicas são ótimas... outro dia tivemos que apresentar um trabalho sobre "Música na escola", e como dinâmica fizemos a brincadeira do "Qual é a música". Foi muito divertido, pois conseguimos observar nos adultos vários aspectos interessantes, então imagina com as crianças! Fica a dica!

**

FELIZ DIA DOS PROFESSORES

“Educar é ser um artesão da personalidade, um poeta
da inteligência, um semeador de idéias”. Augusto Cury

Abraços