terça-feira, 9 de novembro de 2010

6º Semestre _ Desenvolvimento e Aprendizagem sob o Enfoque da Psicologia II




As crianças com as quais trabalho encontram-se no Estágio Operatório-Concreto.
Na postagem desta semana fiz uma breve abordagem sobre os Estágios do Desenvolvimento.

Principais Características dos Estágios do Desenvolvimento Segundo Piaget

Sensório-Motor (0-2 anos)
Nesta fase o recém-nascido se apossa de tudo ao seu redor com o movimento dos olhos, o tocar com as mãos e sugar com os lábios. Nesse período a percepção dos objetos se dá somente no momento em que a criança está visualizando-o. É importante a variedade de recursos táteis, visuais e auditivos. A criança constrói sua capacidade representativa do mundo através de desenhos e imagens.

Pré-Operatório (2-7 anos)
Este período caracteriza-se pelo egocentrismo, a criança não está acostumada com a troca entre indivíduos. Outra característica deste é a capacidade de substituir um objeto ou acontecimento por uma representação, por isso esse estágio também é conhecido como estágio da Inteligência Simbólica. Nesse estágio começa o uso da linguagem e as explicações dadas pela criança são baseadas em intuições. A criança neste estágio atribui vida aos objetos, animismo.

Operatório-Concreto (7-11 anos)
Neste estágio a criança começa a estabelecer vínculos com o outro, deixando de lado o egocentrismo. Realiza mentalmente algumas operações, mas depende do concreto para a abstração, desenvolve a capacidade de classificar objetos, noções de tempo, espaço, velocidade e ordem, mas ainda enfrenta dificuldade com problemas verbais.

Operatório-Formal (11-15 anos)
Nesse estágio, iniciasse o processo do pensamento hipotético-dedutivo, ou seja, o individuo chega a conclusões a partir de hipóteses. A representação permite à criança uma abstração total, executa operações mentais. A criança nesse estágio é capaz de pensar logicamente, formular hipóteses e buscar soluções não sendo necessária à observação da realidade, desenvolvendo assim a sua autonomia.

.

Nenhum comentário: