segunda-feira, 15 de novembro de 2010

6º Semestre _ Educação de Pessoas com Necessidades Educacionais Especiais


A relação da música com as crianças portadoras de necessidades.
Thérèse Hirsch (1966), em seu livro Musique et Rééducation, relata um trabalho de musicoterapia realizado com crianças em adiantado grau de debilidade, atribuindo à música um papel fundamental no sentido de despertar a comunicação com o mundo. Bréscia ( 2003)afirma que crianças mentalmente deficientes e autistas geralmente reagem à música, quando tudo o mais falhou. A música é um veículo expressivo para o alívio da tensão emocional, superando dificuldades de fala e de linguagem. A terapia musical foi usada para melhorar a coordenação motora nos casos de paralisia cerebral e distrofia muscular. Também é usada para ensinar controle de respiração e da dicção nos casos em que existe distúrbio da fala.

Um comentário:

Patrícia_Tutora PEAD disse...

Já assisti um trabalho de terapia musical e achei bem interessante. Creio que estimule realmente crianças e pessoas com necessidades especiais.

abraços